ūü§ĒComo parar de Fumar – Descubra tudo aqui!

Fumar cigarros √© uma pr√°tica antiga e que se popularizou com os europeus. Nos √ļltimo s√©culos come√ßaram os estudo sobre os malef√≠cios do uso do tabaco e isso preocupou muitos m√©dicos e pessoas que tinham o h√°bito de fumar. De acordo com a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS) o tabagismo √© a principal causa de morte evit√°vel no mundo todo.

Um dos maiores problemas de fumar está na composição dos cigarros, a nicotina é um poderoso agente que faz com que o fumantes vicie e seja difícil de largar.

A OMS estima que cerca de 40% da população mundial seja fumante. Isso quer dizer que quase metade do planeta fuma cigarros e muitos podem estar viciados nos cigarros por conta da nicotina.

O tabagismo traz muitas doen√ßas pois s√£o cerca de 4.500 subst√Ęncias injetadas no organismo. √Č preciso entender tamb√©m o princ√≠pio do v√≠cio para que seja tratado de forma correta. Neste artigo voc√™ ir√° entender o tabagismo, os sintomas do v√≠cio, os malef√≠cios do cigarro √† sa√ļde, como reverter o v√≠cio e como lidar com a abstin√™ncia e as formas de tratar o v√≠cio.

O que causa tabagismo?

Durante muito tempo, o ato de fumar era algo elegante, fazia parte da socialização padrão. Antigamente era comum propagandas de cigarros que enfatizavam a ideia de que fumar era alguém bom socialmente.

Muitas vezes esta ideia de que fumar te torna alguém legal e especial perto dos outros ainda prevalece. Isso explica porque muitas vezes o início do tabagismo seja principalmente entre os jovens, que estão procurando formas diferentes de se destacar.

Um grande problema do tabagismo √© o v√≠cio. A principal subst√Ęncia que causa o v√≠cio √© a nicotina. A nicotina √© uma subst√Ęncia psicoativa e por isso tem um grande poder de viciar. O que acontece √© que a nicotina incentiva a libera√ß√£o de dopamina, gerando a sensa√ß√£o de prazer, mas essa sensa√ß√£o dura apenas algumas horas e por isso o fumante come√ßa a sentir vontade de fumar novamente.

Quais são as consequências do tabagismo?

Por se tratar de um vício, o tabagismos se torna um hábito cada vez mais recorrente na vida de um indivíduo. Por conta disso, os efeitos são cada vez mais amplificados e para sair do vício fica cada vez mais difícil. Outro ponto a se pensar é que com o vício, o gasto com as carteiras de cigarro tende a aumentar.

Entre os problemas físicos do tabagismo podemos citar:

  • falta de ar
  • bronquite
  • tosse
  • laringite
  • ingest√£o de subst√Ęncias cancer√≠genas
  • infec√ß√Ķes respirat√≥rias
  • aumento nos problemas cardiovasculares
  • impot√™ncia sexual
  • C√Ęncer de pulm√£o e garganta

Quais as vantagens de parar de fumar?

Para de fumar já é uma das vantagens, mas é preciso saber que a abstinência pode ser uma fase difícil porém os resultados seguintes são extremamente satisfatórios.

Quando se larga o tabagismo, os resultados começam a ser sentidos em poucas horas e seu organismo melhora ao longo dos anos.

  • A press√£o sangu√≠nea e a puls√£o ficam melhores minutos sem fumar, a nicotina some do seu sangue em algumas horas assim como o n√≠vel de oxig√™nio no sangue estabiliza, tamb√©m em algumas horas.
  • O paladar e o olfato melhoram em alguns dias e em algumas semanas a respira√ß√£o se torna mais f√°cil.
  • Ap√≥s 10 √† 20 anos sem fumar o risco de infarto e de c√Ęncer diminui drasticamente, podendo chegar √† um pulm√£o e um cora√ß√£o de quem nunca fumou antes. A qualidade de vida vai melhorar muito se deixar de fumar.

Muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho, pode ser por causa dos sintomas como tontura, dor de cabeça, irritabilidade, alteração do sono, entre outros.

Mas tamb√©m √© preciso tomar cuidado com os momentos que induzem a fumar, como momentos de estresse. √Č importante manter em mente que se trata de um v√≠cio que pode sim ser revertido, basta ter resist√™ncia e for√ßa de vontade. Alguns m√©todos como relaxamentos, exerc√≠cios f√≠sicos, alongamentos e manter as m√£os ocupadas com canetas, el√°sticos

Descobrindo como parar de fumar?

Como o tabagismo tem se tornado um grande problema na vida das pessoas e, consequentemente, no mundo, já existem diversos método para se parar de fumar, desde o mais simples como largar até métodos com nicotina que acabam com a dependência aos poucos.

Um dos primeiros passos para parar de fumar é ter determinação, ter sempre em mente as vantagens de se parar de fumar, dos malefícios que é fumar, que é possível sim parar de fumar. Outro ponto é marcar um dia para parar de fumar e escolha o método ideal.

Corte os gatilhos, a√ß√Ķes que te faziam sentir vontade de fumar e tamb√©m as lembran√ßas do cigarro. Busque substitutos saud√°veis como comer mais frutas, beber mais √°gua etc. Busque apoio, principalmente de pessoas pr√≥ximas e m√©dicos.

Métodos para parar de fumar

Entre os métodos você pode escolher entre uma grande variedade. Uma delas são os chicletes de nicotina, que devem ser utilizadas apenas quando se está com sintomas de abstinência.

A forma em que a nicotina age no corpo quando está nos chicletes é que são pequenas doses apenas para controlar a abstinência. Parecidas com os chicletes, é possível também encontrar as pílulas de nicotina, que funcionam da mesma forma que os chicletes.

Voc√™ ainda pode encontrar o adesivo de nicotina e o spray. Estas op√ß√Ķes funcionam quase que da mesma forma e devem ser acompanhadas por m√©dicos para avaliarem as doses e diminuir at√© que a depend√™ncia v√° embora.

Você pode ainda optar pela interrupção abrupta ou gradual. Quando se opta pela interrupção abrupta é importante ter o acompanhamento psicológico também, para amenizar alguns sintomas de abstinência. Já na interrupção gradual, tem que se tomar cuidado para não acabar voltando ao vício.

√Č uma maneira simples, diminuir a quantidade de cigarros por dia, mas tomar cuidado para a interrup√ß√£o n√£o durar mais que algumas semanas, pois ela pode n√£o estar tendo efeito. Diminuir pela metade o n√ļmero de cigarros todo dia pode ser uma boa op√ß√£o.

A bupropiona tamb√©m √© uma op√ß√£o. Antes era apenas conhecido como antidepressivo, mas estudo mostraram que seu poder no sistema nervoso tamb√©m pode reverter o tabagismo. Ao contr√°rio das op√ß√Ķes com nicotina, a bupropiona deve ser utilizada at√© antes dos sintomas de abstin√™ncia, para que inclusive consiga inibir os sintomas da abstin√™ncia.

Conclus√£o

Eliminar o tabagismo da vida pode parecer um processo longo, cansativo e que nunca ir√° funcionar, mas seus resultados s√£o reais e quando antes se largar o cigarro, melhor. Como falamos, os cigarros afetam muito o organismo e a qualidade de vida de quem √© viciado, mas tamb√©m √© preciso lembrar que apenas inalar a fuma√ßa de quem est√° fumando pode trazer complica√ß√Ķes.

Hoje em dia já possuem algumas leis que proíbem fumar em locais fechados e cobertos, para diminuir o risco de doenças daqueles que não fumam e dos fumantes, pois quando estão nesses espaços eles não podem fumar, mesmo que sintam vontade. Além também de tentar promover uma qualidade mais limpa do ar que respiramos.

√Č muito importante o acompanhamento m√©dico e psicol√≥gico para melhores resultados, mas ainda sim, determina√ß√£o.

Escolher o melhor método e acreditar nele fará muita diferença para acabar com o vício. Querer uma vida saudável para si e para quem está em volta.

Investir nas melhores maneiras de evitar o cigarro e ter sua qualidade de vida elevada como se nunca tivesse fumado antes.

Leave a Reply